segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Esses políticos desonestos...


As eleições estão chegando. Mas eu não vou falar da política em si. Não vou fazer críticas a candidatos, aos que já estão no poder ou a partidos específicos. Até porque eu infelizmente não possuo conhecimento suficiente para escrever um texto deste tipo, e por aí deve haver montes deles.

Não, a minha intenção é falar sobre os eleitores. Mas também não vou falar de conscientização na hora de votar, que se deve pensar muito bem antes de escolher o representante no governo, etc. Também está cheio disto por aí.

Mais especificamente, quero comentar sobre o cidadão brasileiro, e de como este se assemelha aos “políticos corruptos” dos quais ele tanto fala mal. Pois bem, não é novidade que político tem fama de desonesto, que não cumpre promessas, que fala demais e não faz nada. E razões não faltam. O problema é que a maioria das pessoas que falam mal dos políticos não tem moral para isso.

Por exemplo: Pessoas que falam que tal governante é desonesto, mas que quando percebem que receberam troco a mais fingem que nada aconteceu (sendo que quando recebem troco a menos muitas vezes fazem um escândalo!). Funcionários de empresa que acham um absurdo que haja desvio de dinheiro público, mas que pedem para aumentar o valor na nota fiscal quando vão almoçar ou abastecer o carro. Gente que reclama da falta de políticas públicas para resolver problemas ambientais, mas que não se presta nem a jogar o lixo na lixeira! É isso mesmo, jogar lixo no lixo! Algo tão simples e que ao mesmo tempo apresenta tal nível de dificuldade que poucos parecem ser capazes de fazer. E a galera que curte fazer um gato, comprometendo sua segurança e a dos vizinhos. E aqueles que, assim que surge uma nova lei, tentam descobrir meios de burlá-la, com aquele jeitinho brasileiro. E os adolescentes, que querem ser donos da razão, mas que enchem a cara e saem dirigindo por aí (o pior são os pais, que além de permitirem tudo isso, ainda acham lindo e maravilhoso). Destruição e pichação de patrimônio público. Venda de álcool e cigarro a menores de 18 anos, visando apenas o lucro e ignorando a lei. Desrespeito à sinalização de trânsito.

Agora me digam, qual é a diferença entre essas pessoas e os tais políticos corruptos? Ah, eles fazem coisas mais graves. Mas será que se essa gente não tivesse o mesmo poder dos políticos, não fariam o mesmo?

Essas pequenas ações são graves sim. Elas mostram que o cidadão brasileiro não consegue nem ao menos respeitar leis e normas, não consegue nem fazer o mínimo de sua obrigação! O problema no nosso país é muito sério. Trata-se de uma questão cultural!

Então, se você quiser criticar os políticos, dizer que eles são desonestos, fique à vontade, você pode e deve fazer isso. Mas antes de tudo, olhe um pouco para si mesmo e veja se você não é igual. E, de preferência, tente melhorar caso você for! Contribua para a tão necessária evolução do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário