quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Em homenagem ao dia

Como hoje é o Dia Nacional do Combate ao Fumo, eu queria aproveitar para fazer um pequeno post sobre este tema. 

Eu sei que já estamos cansados de ouvir falar do fumo, que faz mal à saúde, que é um hábito difícil de largar. Mas, neste caso, melhor pecar por excesso do que por falta de aviso e de conscientização.

Eu me dirijo principalmente aos jovens, que estão nessa fase de querer experimentar tudo, que acham legal fazer "coisa de adulto" ou que simplesmente querem "curtir". Só que existem outras formas de se fazer isso, sem colocar em risco sua saúde ou segurança.

Primeiramente: querem ser adultos? Sejam responsáveis! Pensem antes de fazer alguma bobagem, ela pode ser evitada. Falando especificamente do fumo (não só cigarro, mas também charuto, maconha, narguilé, palheiro, whatever), por favor, reflitam: vocês são jovens, fortes, ativos e na maioria das vezes têm saúde. Então não estraguem essa saúde! Vocês são inteligentes e provavelmente já sabem dos inúmeros malefícios que o cigarro (e outros) trazem. Talvez vocês se sintam bem agora, mas em um futuro não tão distante, algo pode acontecer. E vocês SABEM. Então deixem essa teimosia para coisas que valham a pena. 

Ressaltando: fumar vicia, fumantes tornam-se psicologicamente e quimicamente dependentes do cigarro, portanto é difícil mesmo parar, e quando você conseguir, pode ser tarde demais. Então o melhor é nem começar. Não estraguem a vida de vocês por causa de um hábito ruim (mesmo que ele traga uma pequena sensação de relaxamento e prazer).

Só pra comentar, eu sei que pareço uma velha chata, mas sou jovem também. E sei que é plenamente possível aproveitar a vida sem se envolver com ~certas substâncias~ :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário