terça-feira, 2 de outubro de 2012

Complexo de narcisismo em redes sociais




Esse texto na verdade é um desabafo. Não que os outros não sejam, mas esse assunto em particular vem me irritando há um bom tempo, e eu não posso simplesmente sair por aí comentando (xingando) – nem mesmo no meu Twitter particular - porque com certeza muita gente se sentiria ofendida.  Não é algo lá muito relevante para se criar todo um texto, talvez, mas vou fazê-lo mesmo assim.

Talvez vocês já tenham reparado que eu comento sobre o comportamento das pessoas principalmente nas redes sociais. Nada mais justo, hoje em dia a comunicação se dá muito mais através delas. Enfim, algo que eu (e acredito que praticamente todo mundo) tenho reparado é um certo complexo de narcisismo que certas pessoas demonstram. Têm uma grande necessidade de mostrar pra todo mundo como elas se acham são bonitas e uma necessidade maior ainda de que os outros digam isso.

Como sempre, aqui vão exemplos do que eu to falando:

Cria um álbum do Facebook ou Orkut (r.i.p) SÓ com fotos de si mesma. Mas não fotos de si em algum lugar diferente, paisagem, são VÁRIAS fotos apenas de si, de vários ângulos, no mesmo lugar, algumas praticamente iguais. Eu até já vi casos de algumas meio desfocadas, a pessoa tirou um monte de fotos e, em vez de escolher as melhores, posta TUDO. Agora eu pergunto, PRA QUE ISSO? Eu posso estar com a mentalidade um pouco limitada, mas pra mim isso é narcisismo... Sério, por qual motivo alguém vai querer mostrar, pra todo mundo, montes dessas fotos? A pessoa se acha maravilhosa, só pode.

Mas o pior não é isso, se a pessoa se acha linda e quer se mostrar, deixa ela. O pior é quando alguém posta uma foto sua – de novo, sozinha, sem paisagem, local ou ocasião diferente – e coloca a legenda “eu feia :s”, “ainn, queria ser bonita :/”, “eu ridícula”, “buu, vim assustar vocês com a minha cara”, SÓ pra alguém vir comentar e dizer que não, que a fulana é linda. Desculpem o meu vocabulário, mas, PORRA, SE VOCÊ SE ACHASSE FEIA, NÃO TERIA POSTADO A MALDITA FOTO! Se o seu pensamento saísse por aí gritando, aposto que diria algo assim: “CARALHO, COMO EU SOU LINDA, PRECISO QUE VOCÊS ME DIGAM ISSO, ME DIGAM, ME DIGAM! I’M SEXY AND I KNOW IT, MAS VOCÊS TÊM QUE COMENTAR A MINHA FOTO, EU ATÉ DISSE QUE SOU FEIA PRA VOCÊ FICAR INDIGNADO E VIR COMENTAR, NÃO ME DEIXE NA MÃO, O MUNDO PRECISA TESTEMUNHAR A ADORAÇÃO DA MINHA BELEZA PELOS OUTROS, ME DEEM ATENÇÃO, PELO AMOR DE DEUS!”. Tá, eu posso ter exagerado, mas vai dizer que não é essa a impressão que se tem?

Ou então tem aqueles que PRECISAM postar uma foto cada vez que vão sair (nem que seja pra ir no dentista). Daí aparece “escola ;*”, “trabalho xx”, “academia (:”. E não é às vezes, quando se tá mais arrumadinha, ou num dia bonito, é SEMPRE. Se duvidar, daqui a pouco vão postar foto antes de irem fazer suas necessidades.

Outro caso que eu vi recentemente foi no Twitter. A guria ficava postando no twitpic, a cada meio minuto, uma foto sua, às vezes até mesmo a foto do próprio avatar! Várias fotos repetidas, fotos diferentes, mas praticamente iguais, e por aí vai. Meu, eu NUNCA tinha visto algo assim! Chega a ser agressivo. Então esse tipo de gente, DE TANTO ENCHER O SACO COM ESSAS FOTOS, acabam recebendo os comentários “ain, mas é muito linda essa minha amiga”, “ô lá em casa”, “parece uma modelo”, etc, etc. E daí sim que a pessoa fica com a moral lá em cima e passa a postar cada vez mais fotos e se forma um ciclo vicioso! Na boa, só eu que acho isso ridículo?

Seria muito legal se a galera deixasse essa gente no vácuo, simplesmente não postasse nenhum comentário. 
Ou então, se alguém fosse cara de pau o suficiente, seria engraçado se comentasse “se você realmente se achasse feia, não teria postado” quando alguma guria vem de gracinha com essa história de postar foto dizendo que tá feia. Ah, repararam que até agora eu só falei de meninas? É que eu nunca vi um comportamento assim vindo de homens, a não ser quando postam fotos de academia querendo mostrar que tão bombados, mas não saem postando as fotos enlouquecidamente e também não colocam legenda “ai, como eu to magrinho :/”.

E só esclarecendo: eu não acho ruim que alguém se ache bonito e queira postar fotos suas, isso é ótimo. O problema é o narcisismo exagerado e extrema necessidade de chamar atenção, muito comum nas redes sociais.

2 comentários:

  1. Miss, teu texto tá muito engraçado, ri muito especialmente com “se você realmente se achasse feia, não teria postado”. kkkkk Mas me permita 3 observações sobre esse narcisismo. 1) Se revela nos meninos também. 2) Os "adultos" se comportam cada vez mais como adolescentes. 3) Não se resume à aparência (embora esses exemplos revelem algo que beira a patologia) . Trata-se de uma questão de imagem (a gata, o malhado, o culto, o mau-humorado, o rebelde, o que bebe, etc.)

    ResponderExcluir
  2. Olá, li a sua postagem e de fato concordo com tudo que você disse, mas ao contrário do que você imagina isso ocorre tanto nos meninos como nas meninas, se duvidar tanto quanto. Pra mim isso é coisa de gente carente que precisa do IBOPE dos outros! Esse Facebook (leia-se Facelixo) é uma droga q acabam com as pessoas.
    Eu tinha uma pessoa assim no meu Facebook há muito tempo. Cara, a cada 2 dias o "ser de luz" (sim, é menino) mudava a foto do perfil dele, colocava a foto na capa e em tudo quanto é lugar. editava, postava em preto e branco, com cara de cachorro sem dono e por aí vai. Tá na cara que é só pra chamar atenção. NUNCA teve uma postagem junto de outras pessoas ou então demonstrando que tinha viajado (no máximo deve ter tirado as fotos na praça próxima da casa dele ou então fotos de 2/3 anos atrás) para querer mostrar que é "cool".
    Não sou contra mudar a foto do perfil, mas uma pessoa achar que mudou o aspecto em 2 dias é pra acabar, a pessoa não se toca que está enganando a si mesma, se iludindo dessa forma. Isso é coisa de gente de baixa auto-estima.
    E só para constar o indivíduo tinha um irmão que fazia a mesma coisa!!

    Que alguma coisa ilumine esses indivíduos tão pobres de espírito. Chego até a sentir pena dessas pessoas.

    ResponderExcluir