sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Novelas



Ah, o que seria do Brasil sem as novelas?

Eu sinceramente não costumo assistir. De vez em quando dou uma olhada, mas já com isso consigo perceber a idiotice da programação. Não to falando que a novela tem que ser um programa cheio de cultura, assuntos intelectuais, ah, por favor.  A intenção é ser algo mais leve, de fácil entretenimento, já que ninguém é de ferro e precisa de um pouco disso durante o dia (pelo menos eu acho que é essa a intenção).
Só que assim, o conteúdo dessas novelas é algo muito fora da realidade. Tudo bem que tem gente que gosta de assistir e sabe que a vida na verdade não é isso que se mostra na TV, mas a grande maioria é altamente iludida e influenciada pelas novelas! E daí vem o problema: pra que mostrar algo mais inteligente, já que o povo é BURRO e fica maravilhado com a babaquice retratada nas novelas?

Aqui vão alguns exemplos.

Primeiro o que MAIS ME IRRITA: dondocas que passam o dia inteiro vagabundeando, não trabalham, não fazem PORCARIA NENHUMA a não ser esbanjar dinheiro, fofocar, falar mal dos outros, ir a festas. Daí a galera mais ignorante vê e acha LINDO ser fútil desse jeito e acha que dinheiro nasce em árvore e que a vida é fácil assim. Só arranjar um marido rico (ou se endividar). Falando sério, quando que se vê alguém trabalhando em alguma novela? Não é sempre, né...

E pros personagens que trabalham, podem até ganhar um salário mínimo, mas sempre andam com roupas da moda, têm uma casa/apartamento consideravelmente bom, tão sempre bem ajeitados, maquiados, etc. Acho melhor esclarecer: NÃO É TODO personagem pobre que é assim, eu falo “sempre” só pra enfatizar. O fato é que isso acontece bastante, e leva o pessoal a pensar o que? De novo, a vida é fácil, não importa o quanto você ganha, não precisa poupar pra gastar com coisas importantes porque na novela fulana é pobre e tem isso, isso e aquilo. Mais dívidas.

Agora falando mais especificamente de más influências. Pelo o que eu ando percebendo, tem bastante incentivo à “piriguetagem” por aí. A menina, toda atiradinha, com roupas curtíssimas, bem fútil, é mostrada como uma pessoa bonita, charmosa. Agora até a Maria-chuteira... E a mulherada vê e acha lindo! Também teve uma novela em que a guria era cantora de funk, também era vulgar e fazia o maior sucesso por aí. Se achava, era uma celebridade. Pronto, agora é só sair por aí cantando obscenidades, usando shortinho em formato de calcinha e você vai conseguir sucesso e dinheiro fácil!!! (não é porque eu não gosto de funk que eu falo isso, e sim porque as letras das músicas que a personagem cantava eram bem podrinhas mesmo).

Outra coisa que eu acho que mostram bastante é uma certa banalização do adultério, da infidelidade e da instabilidade do casal. Isso é retratado como algo normal, às vezes até como algo bom, legal. Tudo bem que pra ser novela tem que ter alguma confusão assim, mas acho que eles também exageram nisso!

Enfim, eu sei que tem muito mais a se falar, mas foi disso que eu consegui me lembrar agora, acho que já ajudou a explicar o que eu quero dizer. Não tem problema nenhum você curtir a sua novelinha, elas não são de todo o ruim, às vezes também têm bastante coisa boa até. Eu só acho que a mentalidade do povo brasileiro em geral (ou seja, da maioria, não de todo mundo) é muito fraca, e se deixar levar por essa viagem toda é péssimo. Por uma programação de TV aberta com mais qualidade e mais dentro da realidade do nosso país. Já tem bastante coisa não tão boa assim impregnada culturalmente no Brasil, não precisamos de mais incentivos ruins por parte da televisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário