sábado, 1 de setembro de 2012

O Assassinato da Língua Portuguesa


Não, eu não escrevo tudo certo, nem de longe. Inclusive, alguns erros são propositais, já que eles fazem parte da linguagem coloquial. E outros, bom, vamos admitir a complexidade da língua portuguesa, então sempre há dúvidas, às vezes até mesmo para professores, estudantes da língua e escritores. 

Só que alguns erros são forçantes, digamos assim. Pode até parecer algo normal e inofensivo, podem dizer que ficar reparando no jeito que os outros escrevem é coisa de gente chata e certinha que não tem nada para fazer. Mas, na verdade, é bem PREOCUPANTE a quantidade de coisa errada que aparece por aí.

Por exemplo, eu acho um absurdo que as pessoas não saibam a diferença entre “mas” e “mais”. E é um dos erros mais comuns! Outro campeão é o “concerteza”. Ah, COM CERTEZA você vai achar uns quantos no seu facebook. E falando em facebook, que tal aquele sujeito que se acha pra caralho colocando alguma frase do tipo “blábláblá eu faço o que eu quizer”. Seria tão legal se voçê quiSesse ler um livro. Opa, tem um “voçê” ali no meio. Não sei se eu rio ou se choro quando vejo que alguém não sabe que ç só se usa antes de A e O.

E o “tudo haver”, que não tem nada a ver com o verbo haver.

Sobre a gente e agente eu nem comento.

Pessoas que realmente me incomodam quando se desculpam pelo encômodo.

Quando alguém escreve “não poço fazer isso”, o que eu posso dizer? Se atira num poço, talvez. (colocação pronominal errada propositalmente, antes que alguém venha criticar).

É, de fato, bem engraçado quando alguém acha algo ingrassado, e uma palhaçada quando há uma palhasso por perto.

“ah, eu sou meia louca mesmo”. É uma nova expressão? Eu pelo menos nunca vi um par de meias loucas.

“Tem que ter menas pessoas malvadas no mundo”. E menos pessoas que escrevem errado.

Quem gosta de converçar e mecher nas coisas dos outros mexeu com a pessoa errada. Vamos ter uma conversinha.

Tá, já chega. Deu pra perceber a gravidade da situação, né. Se você acha que eu to inventando esses erros, saiba que eu não teria tanta criatividade. E se você acha normal escrever desse jeito, olha, é melhor começar a fazer o uso de um dicionário. Não precisa comprar, tem uns quantos dicionários online. Ou então você pode simplesmente fazer o uso do Word ou até do Google pra saber como se escreve certo (: MAS NÃO 
COMETA MAIS ESSES ERROS, PELO AMOR DE DEUS.

Aos que, de vez em quando, assim por causa de uma pequena distração, escrevem algo errado, do tipo que eu citei acima: relaxem, estão perdoados. Ninguém é de ferro, não é mesmo? A mijada vai para aqueles que escrevem SEMPRE desse jeito ou até pior.

Outra questão, que não se trata necessariamente de erros ortográficos ou gramaticais, é a preguiça que o pessoal tem na hora de escrever. O que custa fazer uma devida pontuação e acentuação??? Mesmo na internet, onde grande dedicação à escrita geralmente é poupada, é péssimo ter que ler algo do tipo “eu gosto de batata mas nao e muito saudavel comer batata frita eu acho que a gente tem que comer coisas saudaveis sim so que as vezes da pra comer coisas que gostamos caso a gente tenha moderaçao”.

 “Quer mudar o mundo? Comece arrumando o seu quarto”. Quer ser alguém na vida, tentar ser o dono da verdade ou pelo menos ser levado a sério por pessoas sérias? Então é legal saber se expressar. Para isso, comece aprendendo a escrever direito. Ou se você não possui nenhum desses objetivos na vida, pelo menos pense um pouquinho nos outros... Pode ser bem desagradável ter um ataque cada vez que se veem vestígios do assassinato da língua portuguesa causado por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário