sábado, 15 de setembro de 2012

Não levem as coisas tão a sério



É estranho dizer isso em um país onde as coisas precisam ser levadas mais a sério. A questão é: o que precisa ser levado a sério são as coisas importantes. Digo isso porque eu percebo que, cada vez mais, o pessoal anda implicando com coisas irrelevantes, desnecessárias. Parece que não têm problemas o suficiente e precisam criar mais alguns. Têm uma sede de barracos, discussões, confusões. Estão cada vez mais perdidos, confusos, estressados, ofendidos. Supervalorizam intriguinhas, criticam tudo ao redor, metem processo no que não agrada.

Para ter uma ideia melhor, vou dar alguns exemplos.

Preconceito: Sim, infelizmente ainda existe MUITO preconceito por aí, mas existem também pessoas que veem preconceito, discriminação e ofensa em TUDO. Você não pode ter um amigo negro, chegar pra ele na melhor das intenções e dizer “E aí, neguinho, tudo bem?”, porque vai haver alguém fazendo um escândalo do tipo “Isso é preconceito, todos nós somos iguais, você não tem o direito de discriminar blá blá blá”. Você pode até ser preso, e nem sequer estava querendo ofender, porque é seu amigo e você sabe que ele não se incomoda com isso, até vê um certo carinho. Mas não, isso é um absurdo, é preconceito. Ou então, se você falar “nossa, isso é muito gay!” perto de um homossexual, enquanto aquelas mesmas pessoas vêm com o papo de igualdade e respeito, o homossexual provavelmente vai dizer “é verdade, isso é muito gay”. Obviamente há muitos casos de real ofensa, falta de respeito e discriminação, mas também não dá pra levar tudo a mal! (espero que eu tenha conseguido me explicar)

Meter processo: Hoje em dia parece que é moda meter processo em tudo! Claro que muitas vezes é preciso fazer isso, mas algumas situações poderiam ser resolvidas simplesmente com um bom diálogo. Por exemplo, meter processo em professor por “desrespeito” ou “agressão” ao aluno. Na maioria das vezes o aluno é um filhinho de papai que fez algo errado, levou uma bronca e não gostou. Daí o papaizinho, em vez de tentar saber a real história e tentar conversar com o professor sobre isso, vai lá e enche o docente de desaforo, porque ninguém mexe com o seu filhinho. E dá-lhe um processo.  Isso vale também para situações de “mal entendido” que se transformam em ofensas, agressões e injustiças dignas de serem levadas ao tribunal.

Sociedade injusta: Ai, essa sociedade, só te julga. A escola te julga, o trabalho te julga, o facebook te julga, o tumblr te julga, o teu peixe de estimação te julga. Mais uma vez, o que eu quero mostrar é o “porém”: Sim, as pessoas adoram criticar, julgar, falar mal, PORÉM não é TODO MUNDO que não tem nada pra fazer a não ser isso! Essa história de “todo mundo me julga, ninguém me entende” já tá enchendo o saco. Não fiquem generalizando desse jeito, encontrando julgamento em lugares tão nada a ver. Há a necessidade de se fazer de coitadinho ou mostrar sua revolta, mas não exagerem, né.

Brigas: “Fulana foi super escrota, você viu o jeito debochado dela? Não falo mais com ela.”. “Odeio esse cara, falou mal do meu ídolo no twitter, vou xingar muito”. “Essa guria é ridícula, viu o comentário que ela postou? Depois ainda veio me dar oi, toda falsa, nem respondi”. Parece que as pessoas (principalmente os adolescentes, pré-adolescentes e crianças) têm uma necessidade de criar briguinhas, ficar emburradas com alguém, não falar mais com a pessoa. E muitas vezes a tal pessoa nem tinha a intenção de ser escrota, ridícula, debochada, etc. ou de xingar e ofender. E às vezes são coisas tão pequenininhas... Mas pra que ignorar tal irrelevância ou conversar civilizadamente com o sujeito, para resolver a situação? O melhor é xingar, odiar, brigar. Ah, isso não é ser ridículo, tá?

Irritações: É impressionante como alguém consegue se irritar com tão pouco. Pode ser com o jeito de uma pessoa, com algo que não saiu perfeitamente do jeito que se queria, com algum comentariozinho bobo. E precisam mostrar sua irritação para todos, isso é muito importante.

Agora, sinceramente, vocês acham isso saudável? Acredito que o ser humano precise aprender a viver com um pouco mais de harmonia, tranquilidade. Levar as coisas mais na boa, não sair por aí criticando tudo, se ofendendo e se irritando com qualquer coisa. É importante manter um equilíbrio, então, neste caso, seria bom acrescentar à vida maiores quantidades de serenidade e paciência. Senão acabaremos enlouquecendo!

Deu pra perceber que as situações que eu expus são quase sempre relativas, no que se refere à ofensa ou à necessidade de serem encaradas com mais seriedade. Então, acho que a melhor coisa que eu posso dizer é: usem o BOM SENSO.

E, mais uma vez: não levem as coisas tão a sério! (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário